uy, read, follow, rejuvenate! Veja’s mobilized and built meanings on aging through History (1968-2014)

Authors

  • Felipe Viero Kolinski Machado Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Christa Liselote Berger Ramos Kuschick Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Keywords:

journalism, Veja magazine, aging, discourse analysis.

Abstract

This paper aims to grasp the mobilized and built meanings on aging, herein assumed as either a biological category or as a discursively constructed one, and published in 2406 issues of the weekly Veja since 1968 to 2014. From this total, 112 reports have been detected, out of which 233 speech sequences have been selected, based on the French discourse analysis frames that allow us to understand both discursive formations. Hegemonically speaking, it has been possible to observe a discourse consolidation that considers youth as a value to be conquered and kept still, and aging, on the contrary, as a result of one’s inability. According to Veja, being young is under the readers’ responsibility, who will never get old if they follow its instructions.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Felipe Viero Kolinski Machado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sob a orientação do Prof. Dr Ronaldo Cesar Henn. Atualmente realiza estágio doutoral com bolsa CAPES/PDSE junto ao Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA/ISCTE-IUL), em Lisboa/Portugal, sob a orientação do Prof. Dr. Miguel Vale de Almeida. É mestre em Ciências da Comunicação também pela UNISINOS, tendo sido bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob orientação da Pós-Dra Christa Liselote Berger Ramos Kuschick. É jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tendo sido bolsista do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sob orientação da Pós-Dra. Márcia Franz Amaral. Integra o grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (UNISINOS) e o Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC). Interessa-se, principalmente, por pesquisas que envolvam a mobilização e produção de sentidos, tendo como objetos de análise o discurso e a prática jornalística e como questões centrais a geração, o gênero e a sexualidade.

Christa Liselote Berger Ramos Kuschick, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos. Professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o grupo de pesquisa Estudos em Jornalismo e é coordenadora nacional do Procad - Tecer: jornalismo e acontecimento. Pesquisadora 1 B do CNPq com a pesquisa Da circulação de saberes: jornalismo e ciências sociais. É formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1973), Mestrado em Ciência Política pela Universidade Nacional Autônoma de Mexico - UNAM (1979), Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - ECA/USP (1996). Fez estágio de Pós-Doutorado em Teorias do Jornalismo na Universidade Autônoma de Barcelona - UAB (2003).

Published

2015-11-12

Issue

Section

Artigos | Articles