Compre, leia, siga e rejuvenesça! Sobre os sentidos movimentados e construídos por Veja acerca da velhice ao longo de sua história (1968-2014)

Autores/as

  • Felipe Viero Kolinski Machado Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Christa Liselote Berger Ramos Kuschick Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palabras clave:

Jornalismo, Revista Veja, Velhice, Análise de Discurso.

Resumen

Com base em 2406 edições de Veja (1968-2014), o objetivo do presente trabalho é perceber quais sentidos acerca da velhice (tomada como categoria biológica e discursivamente produzida) são movimentados e construídos pela revista. Mediante pesquisa e inspiração na Análise de Discurso francesa, foram localizados 112 textos abordando o tema e, então, foram coletadas 233 sequências discursivas, permitindo perceber duas Formações Discursivas. De uma forma hegemônica, foi possível observar a consolidação de um discurso que considera a juventude como um valor a ser conquistado, mantido, e a velhice como resultado da inaptidão de cada um. Para Veja, ser jovem seria uma responsabilidade dos leitores, que, ao seguirem suas dicas semanalmente, não envelheceriam.


Biografía del autor/a

Felipe Viero Kolinski Machado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sob a orientação do Prof. Dr Ronaldo Cesar Henn. Atualmente realiza estágio doutoral com bolsa CAPES/PDSE junto ao Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA/ISCTE-IUL), em Lisboa/Portugal, sob a orientação do Prof. Dr. Miguel Vale de Almeida. É mestre em Ciências da Comunicação também pela UNISINOS, tendo sido bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob orientação da Pós-Dra Christa Liselote Berger Ramos Kuschick. É jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tendo sido bolsista do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sob orientação da Pós-Dra. Márcia Franz Amaral. Integra o grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (UNISINOS) e o Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC). Interessa-se, principalmente, por pesquisas que envolvam a mobilização e produção de sentidos, tendo como objetos de análise o discurso e a prática jornalística e como questões centrais a geração, o gênero e a sexualidade.

Christa Liselote Berger Ramos Kuschick, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos. Professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o grupo de pesquisa Estudos em Jornalismo e é coordenadora nacional do Procad - Tecer: jornalismo e acontecimento. Pesquisadora 1 B do CNPq com a pesquisa Da circulação de saberes: jornalismo e ciências sociais. É formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1973), Mestrado em Ciência Política pela Universidade Nacional Autônoma de Mexico - UNAM (1979), Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - ECA/USP (1996). Fez estágio de Pós-Doutorado em Teorias do Jornalismo na Universidade Autônoma de Barcelona - UAB (2003).

Publicado

2015-11-12

Cómo citar

Viero Kolinski Machado, F., & Berger Ramos Kuschick, C. L. (2015). Compre, leia, siga e rejuvenesça! Sobre os sentidos movimentados e construídos por Veja acerca da velhice ao longo de sua história (1968-2014). GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (32). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/23299

Número

Sección

Artigos | Articles