Sob o tremor das imagens: política e ação direta na lente xavante

Autores

  • Gilson Costa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Dolores Galindo Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

audiovisual, povo Xavante, cinema indígena

Resumo

Este artigo dimensiona o uso da produção audiovisual indígena como recurso estratégico na luta por direitos. Interessa-nos dar relevo para a presença determinante da câmera enquanto dispositivo que oscila como arma política, colocando-se no centro do conflito como testemunha ocular. Nossa análise baseia-se em dois documentários realizados pelo cineasta xavante Divino Tserewahú. O primeiro é o registro do confronto direto ocorrido entre indígenas da comunidade de Sangradouro e autoridades policiais do município de Primavera do Leste (MT), impulsionado após a detenção de um jovem da comunidade. O segundo é um documentário sobre as comemorações dos 25 anos da política do Povo Macuxi pela homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. 

Biografia do Autor

Gilson Costa, Universidade Federal de Mato Grosso

Jornalista, Cineasta, Docente de Jornalismo e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea.

Dolores Galindo, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea

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Publicado

2020-10-07

Edição

Seção

Artigos | Articles