Sob o tremor das imagens: política e ação direta na lente xavante

Auteurs-es

  • Gilson Costa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Dolores Galindo Universidade Federal de Mato Grosso

Mots-clés :

audiovisual, povo Xavante, cinema indígena

Résumé

Este artigo dimensiona o uso da produção audiovisual indígena como recurso estratégico na luta por direitos. Interessa-nos dar relevo para a presença determinante da câmera enquanto dispositivo que oscila como arma política, colocando-se no centro do conflito como testemunha ocular. Nossa análise baseia-se em dois documentários realizados pelo cineasta xavante Divino Tserewahú. O primeiro é o registro do confronto direto ocorrido entre indígenas da comunidade de Sangradouro e autoridades policiais do município de Primavera do Leste (MT), impulsionado após a detenção de um jovem da comunidade. O segundo é um documentário sobre as comemorações dos 25 anos da política do Povo Macuxi pela homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. 

Bibliographies de l'auteur-e

Gilson Costa, Universidade Federal de Mato Grosso

Jornalista, Cineasta, Docente de Jornalismo e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea.

Dolores Galindo, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea

Téléchargements

Publié-e

2020-10-07

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles