O espectador sonolento e o cinema da lentidão

Serra, Kiarostami, Apichatpong

Autores

  • Eduardo Brandão Pinto PPGCOM - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

cinema contemporâneo, cinema da lentidão, espectoralidade, imagem-tempo

Resumo

Este artigo analisa efeitos de sonolência construídos no interior três filmes recentes: Honra dos cavaleiros (Albert Serra), Tio Boonmee (Apichatpong Weerasethakul) e Five (Abbas Kiarostami). Nossa hipótese aponta como o sono, assumido como uma reação possível do espectador ante a lentidão de tais filmes, aparece como subproduto de uma nova relação entre espectador e tela, que, por sua vez, performa novas torções em um problema subjetivo já reconhecido por Deleuze em A Imagem-Tempo: a ruptura na ligação entre homem/mulher e mundo.

Biografia do Autor

Eduardo Brandão Pinto, PPGCOM - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando no PPGCOM/ECO/UFRJ. Mestre en Artes da Cena pela UFRJ. Bacharel em Cinema e Audiovisual pela UFF.

Cineasta, diretor de curtas como 'Vazio do lado de fora' (2017).

Referências

BERGSON, H. A Evolução Criadora. São Paulo: Folha de São Paulo, 2015.

______ Matéria e Memória. Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

CRARY, J. 24/7: Capitalismo tardio e o fins do sono. São Paulo, Ubu, 2016.

DELEUZE, G. “Carta a Serge Daney: otimismo, pessimismo e viagem.” In Conversações 1972 – 1990. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

______ Cinema 1 – A imagem-movimento. São Paulo: Editora 34, 2019a.

______ Cinema 2 – A imagem-tempo. São Paulo: Editora 34, 2019b.

DELEUZE, G. e GUATTARI, F. O que É a Filosofia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DE LUCA, Tiago. “Slow time, visible cinema: duration, experience, and spectatiorship.” Cinema Journal, v. 56, n. 1, 2016, pp. 23-42.

______ Realism of the Senses in World Cinema. The experience of physical reality. London, New York: Tauris, 2012.

KOEPNICK, L. The Long Take. Art cinema and the wondrous. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2017.

MARRATI, P. Gilles Deleuze. Cinéma et philosophie. Paris: Presses Universitaires de France, 2003.

MARQUEZ, G. G. Como Contar um Conto. Niterói, RJ: Casa Jorge, 2004.

MULVEY, L. “Possessive spectator.” In Death 24x a Second. Stilness and the moving image. London: Reaktion, 2006.

QUANDT, J (Org.). Apichatpong Weerasetakhul. Vienna: Synema, 2009.

REMES, J. “The sleeping spectator: non-human aesthetics in Abbas Kiarostami’s Five: Dedicated to Ozu.” In JORGE, N. e DE LUCA, Tiago (Orgs). Slow Cinema. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2016.

ZABUNYAN, D. “Du choc à l’hypnose.” In Les Cinémas de Gilles Deleuze. Paris: Bayard, 2011.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Edição

Seção

Artigos | Articles