O espectador sonolento e o cinema da lentidão

Serra, Kiarostami, Apichatpong

Autores/as

  • Eduardo Brandão Pinto PPGCOM - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

cinema contemporâneo, cinema da lentidão, espectoralidade, imagem-tempo

Resumen

Este artigo analisa efeitos de sonolência construídos no interior três filmes recentes: Honra dos cavaleiros (Albert Serra), Tio Boonmee (Apichatpong Weerasethakul) e Five (Abbas Kiarostami). Nossa hipótese aponta como o sono, assumido como uma reação possível do espectador ante a lentidão de tais filmes, aparece como subproduto de uma nova relação entre espectador e tela, que, por sua vez, performa novas torções em um problema subjetivo já reconhecido por Deleuze em A Imagem-Tempo: a ruptura na ligação entre homem/mulher e mundo.

Biografía del autor/a

Eduardo Brandão Pinto, PPGCOM - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando no PPGCOM/ECO/UFRJ. Mestre en Artes da Cena pela UFRJ. Bacharel em Cinema e Audiovisual pela UFF.

Cineasta, diretor de curtas como 'Vazio do lado de fora' (2017).

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Publicado

2022-06-22

Número

Sección

Artigos | Articles