Algorithmic Brand Enunciation Model

artificial intelligence and algorithms as actants of the advertising enunciation

Authors

Keywords:

advertising enunciation, algorithms, brand

Abstract

The language of advertising has been studied in the field of Communication from different points-of-view, especially the theory of enunciation from discourse studies. Barbosa and Trindade (2003) proposed the model of advertising enunciation, unfolding it into six levels in emission and five in reception, revealing a collective enunciation in advertising. This article revises this model, identifying brands as the enunciator shifted out, and locating the algorithms as actants of advertising enunciation. We propose the Algorithmic Brand Enunciation Model in emission, where algorithms are inserted in an upward flow towards the brand. In conclusion, we invite Communication researchers to think about the transformations in advertising praxis in its multiple instances.

Author Biographies

Lívia Silva de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Docente no Centro de Artes - Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e graduada em Publicidade e Propaganda pela mesma instituição. Atua nos campos da cultura material, consumo e publicidade. Pesquisadora do GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, grupo vinculado à USP e ao CNPq; e do Comunicação e Consumo, grupo vinculado à UFES e ao CNPq.

Flávia Igliori Gonsales, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Ciências da Comunicação (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo/ECA-USP) com doutorado sanduíche em Marketing (University of Oregon), e especialista em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos (Celacc ECA-USP). Professora e pesquisadora de gestão, comunicação e design de marcas, comunicação visual e cor. Projeto de pesquisa de doutorado vencedor da Fulbright Doctoral Dissertation Research Award (2016-2017) e tese selecionada (finalista) no 32º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira (2018). Atualmente coordena projeto de pesquisa sobre marcas de museus universtários.

Alhen Rubens Silveira Damasceno, Centro Universitário Estácio do Ceará e Faculdade Cearense

Doutor em Ciências da Comunicação e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), sob a orientação da Profª Drª Clotilde Perez. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e licenciado em Letras com a habilitação em Português/Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do grupo de pesquisa GESC³ (Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo). Professor do curso de Comunicação Social do Centro Universitário Estácio do Ceará e da Faculdade Cearense (FAC).

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Published

2024-06-04

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