Modelo da Enunciação Algorítmica Marcária

a inteligência artificial e os algoritmos como actantes da enunciação publicitária de marca

Autores/as

Palabras clave:

enunciação publicitária, algoritmos, marca

Resumen

A linguagem publicitária tem sido objeto de estudo no campo da comunicação com base em olhares diversos, em especial o da teoria da enunciação oriunda dos estudos do discurso. Barbosa e Trindade (2003) propuseram o modelo da enunciação publicitária, desdobrando-a em seis níveis na emissão e cinco na recepção, revelando uma enunciação coletiva na publicidade. Este artigo revisita tal modelo, identificando as marcas como o enunciador debreado, e localizando os algoritmos como actantes da enunciação publicitária. Propomos o Modelo de Enunciação Algorítmica Marcária na emissão, no qual os algoritmos se inserem em um fluxo ascendente em direção à marca. Ao final, convidamos os pesquisadores em comunicação a pensar as transformações na práxis publicitária em suas múltiplas instâncias.

Biografía del autor/a

Lívia Silva de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Docente no Centro de Artes - Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e graduada em Publicidade e Propaganda pela mesma instituição. Atua nos campos da cultura material, consumo e publicidade. Pesquisadora do GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, grupo vinculado à USP e ao CNPq; e do Comunicação e Consumo, grupo vinculado à UFES e ao CNPq.

Flávia Igliori Gonsales, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Ciências da Comunicação (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo/ECA-USP) com doutorado sanduíche em Marketing (University of Oregon), e especialista em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos (Celacc ECA-USP). Professora e pesquisadora de gestão, comunicação e design de marcas, comunicação visual e cor. Projeto de pesquisa de doutorado vencedor da Fulbright Doctoral Dissertation Research Award (2016-2017) e tese selecionada (finalista) no 32º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira (2018). Atualmente coordena projeto de pesquisa sobre marcas de museus universtários.

Alhen Rubens Silveira Damasceno, Centro Universitário Estácio do Ceará e Faculdade Cearense

Doutor em Ciências da Comunicação e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), sob a orientação da Profª Drª Clotilde Perez. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e licenciado em Letras com a habilitação em Português/Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do grupo de pesquisa GESC³ (Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo). Professor do curso de Comunicação Social do Centro Universitário Estácio do Ceará e da Faculdade Cearense (FAC).

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Publicado

2024-06-04

Número

Sección

Artigos | Articles