Fotografia e representação do sofrimento

Autores/as

  • Carolina Sá-Carvalho Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Mauricio Lissovsky Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palabras clave:

fotografia, sofrimento, representação, vítima, espaço público

Resumen

A partir do confronto de três fotografias — a “Madonna dos cortiços”, de Lewis Hine, a “Mãe migrante”, de Dorothea Lange, e a imagem estampada de João Hélio na camiseta de sua mãe —, este trabalho investiga as transformações da representação do sofrimento e da dor. A dimensão pública destas fotografias permite acompanhar, por intermédio da imagem da mãe que sofre, as mudanças na natureza do espaço público e o papel decisivo do discurso das vítimas na constituição de sua feição contemporânea.

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Biografía del autor/a

Carolina Sá-Carvalho Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Comunicação Social (2005) e mestrado em Comunicação e cultura (2008) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, sofrimento, política, risco, violência e mídia. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1369180838866805

Mauricio Lissovsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, cinema, memória, e poítica. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8617902192670705

Publicado

2007-09-30

Número

Sección

Artigos | Articles