Processo criativo na indústria do audiovisual: do roteiro ao imaginário
Palabras clave:
processo criativo, imaginário, indústria do audiovisual, mitocríticaResumen
O processo de criação na indústria do audiovisual desenvolve-se por meio da articulação de vários agentes (roteiristas, diretores, produtores, executivos, elencos etc.), tecnologias e decisões corporativas. Estudar o processo criativo nessa indústria requer compreender como esses elementos, que imiscuem arte e negócios, impactam na construção dos imaginários que lmes e séries compartilham com a audiência. Este artigo busca contribuir para a compreensão desse processo, que se desenvolve de forma coletiva e sob a lógica do mercado, tendo como base a perspectiva heurística do imaginário (Eliade, Durand, Barros), o conceito de arquétipo (Jung) e o método mitocrítico. Os resultados são o mapeamento do processo de criação e o esboço de um método para o estudo do processo criativo na indústria do audiovisual.
Métricas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Cedo a la revista Galaxia los derechos de autor para la publicación de mi artículo y consultaré al editor científico de la revista caso quiera republicarlo más adelante en un libro.