Processo criativo na indústria do audiovisual: do roteiro ao imaginário

Autores/as

Palabras clave:

processo criativo, imaginário, indústria do audiovisual, mitocrítica

Resumen

O processo de criação na indústria do audiovisual desenvolve-se por meio da articulação de vários agentes (roteiristas, diretores, produtores, executivos, elencos etc.), tecnologias e decisões corporativas. Estudar o processo criativo nessa indústria requer compreender como esses elementos, que imiscuem arte e negócios, impactam na construção dos imaginários que lmes e séries compartilham com a audiência. Este artigo busca contribuir para a compreensão desse processo, que se desenvolve de forma coletiva e sob a lógica do mercado, tendo como base a perspectiva heurística do imaginário (Eliade, Durand, Barros), o conceito de arquétipo (Jung) e o método mitocrítico. Os resultados são o mapeamento do processo de criação e o esboço de um método para o estudo do processo criativo na indústria do audiovisual. 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Sílvio Antonio Luiz Anaz, Universidade de São Paulo

Pós-doutorado em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisador-visitante na School of Arts, Media, Performance & Design da York University. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Publicado

2018-08-01

Número

Sección

Artigos | Articles