#u2youtube e a performance mediada por computador

Autores/as

  • Simone Maria Andrade Pereira de Sá Universidade Federal Fluminense
  • Ariane Diniz Holzbach Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

U2, YouTube, Twitter, performance, social networks

Resumen

Partindo da premissa de que a noção de performance musical é central para a experiência de fruição da música pop, interessa-nos discutir o papel das plataformas YouTube e Twitter na reconfiguração desta experiência. Para tanto, o trabalho aborda o evento da transmissão do show do U2 no YouTube, que atingiu o maior público de acesso simultâneo ao canal; e sua repercussão em tempo real no Twitter – buscando assim explorar a noção de performance mediada por computador. Para tanto, primeiramente, debatemos a noção de performance a partir do argumento de Simon Frith, estendendo a discussão para aspectos não contemplados pelo autor, tais como o papel central das mediações tecnológicas neste processo. E a seguir, discutimos as características das plataformas YouTube e Twitter, articulando-as à discussão em torno da reconfiguração do papel da audiência a partir da cultura participativa.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Simone Maria Andrade Pereira de Sá, Universidade Federal Fluminense

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense - curso de Estudos de Mídia e Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991); doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e pós-doutorado cursado na McGill University, Montreal (2008), Canadá.

Ariane Diniz Holzbach, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora da Universidade Gama Filho e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2010-12-30

Número

Sección

Artigos | Articles