#u2youtube e a performance mediada por computador
Palavras-chave:
U2, YouTube, Twitter, performance, social networksResumo
Partindo da premissa de que a noção de performance musical é central para a experiência de fruição da música pop, interessa-nos discutir o papel das plataformas YouTube e Twitter na reconfiguração desta experiência. Para tanto, o trabalho aborda o evento da transmissão do show do U2 no YouTube, que atingiu o maior público de acesso simultâneo ao canal; e sua repercussão em tempo real no Twitter – buscando assim explorar a noção de performance mediada por computador. Para tanto, primeiramente, debatemos a noção de performance a partir do argumento de Simon Frith, estendendo a discussão para aspectos não contemplados pelo autor, tais como o papel central das mediações tecnológicas neste processo. E a seguir, discutimos as características das plataformas YouTube e Twitter, articulando-as à discussão em torno da reconfiguração do papel da audiência a partir da cultura participativa.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2010-12-30
Edição
Seção
Artigos | Articles
Licença
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.