A Sociedade do Consumo, Os Media e A Comunicação nas Obras Iniciais de Jean Baudrillard

Autores/as

  • Tarcyanie Cajueiro Santos Uniso

Palabras clave:

communication, consumption, sign, media, society

Resumen

Este texto objetiva refletir sobre as relações entre comunicação e consumo tomando como referência os livros de Baudrillard: O sistema dos objetos, A sociedade de consumo e Para uma crítica da economia política do signo, pois eles apontam para um período de transição, em que o autor busca combinar as teorias do signo com as críticas marxistas do capitalismo. Do ponto de vista teórico, o marxismo é substituído pela semiologia, e, do ponto de vista social, a técnica e o consumo tornam-se centrais na vida das pessoas. A partir daí, procura-se analisar a pertinência teórica destes enfoques, levando em consideração a sociedade mediática.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Tarcyanie Cajueiro Santos, Uniso

Professora visitante do mestrade em comunicação e cultura da Uniso e jovem pesquisadora da Fapesp

Publicado

2011-07-13

Número

Sección

Artigos | Articles