Os tempos no Paraguaçu: juventude, mediações culturais e Youtube

Autores/as

Palabras clave:

juventude, contradição, mediações, temporalidades, Youtube.

Resumen

O presente texto analisa as produções audiovisuais da Equipe Iskálifá, coletivo formado por jovens moradores de São Félix-BA, sob a ótica das mediações sociais e mutações culturais, nos termos de Jesus Martin-Barbero. O percurso analítico identifica como a contradição da luta cultural opera em diferentes temporalidades na configuração dos produtos. O objetivo é evidenciar o duplo esforço implicado, de produção de material audiovisual e de sujeitos produtores que revelam movimentos do tempo transpassados por valores, sentidos e práticas hegemônicas, alternativas e oposicionais.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Daniela Abreu Matos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta do Centro de Artes, Humanidades e Letras  - CAHL/UFRB. Docente do Programa de Pós Graduação em Comunicação- Mídia e Formatos Narrativos (PPGCOM-UFRB)

Jussara Peixoto Maia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Professora Adjunta do Centro de Artes, Humanidades e Letras  - CAHL/UFRB. Docente do do Programa de Pós-Graduação em Comunicação- Mídia e Formatos Narrativos -  da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Valéria Maria Vilas Bôas, Centro Universitário Jorge Amado

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. Professora do Centro Universitário Jorge Amado.

Publicado

2019-08-18

Número

Sección

Dossiê | Dossier