Os tempos no Paraguaçu: juventude, mediações culturais e Youtube

Autores

Palavras-chave:

juventude, contradição, mediações, temporalidades, Youtube.

Resumo

O presente texto analisa as produções audiovisuais da Equipe Iskálifá, coletivo formado por jovens moradores de São Félix-BA, sob a ótica das mediações sociais e mutações culturais, nos termos de Jesus Martin-Barbero. O percurso analítico identifica como a contradição da luta cultural opera em diferentes temporalidades na configuração dos produtos. O objetivo é evidenciar o duplo esforço implicado, de produção de material audiovisual e de sujeitos produtores que revelam movimentos do tempo transpassados por valores, sentidos e práticas hegemônicas, alternativas e oposicionais.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniela Abreu Matos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta do Centro de Artes, Humanidades e Letras  - CAHL/UFRB. Docente do Programa de Pós Graduação em Comunicação- Mídia e Formatos Narrativos (PPGCOM-UFRB)

Jussara Peixoto Maia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Professora Adjunta do Centro de Artes, Humanidades e Letras  - CAHL/UFRB. Docente do do Programa de Pós-Graduação em Comunicação- Mídia e Formatos Narrativos -  da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Valéria Maria Vilas Bôas, Centro Universitário Jorge Amado

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. Professora do Centro Universitário Jorge Amado.

Downloads

Publicado

2019-08-18

Edição

Seção

Dossiê | Dossier