Epistemologia da Comunicação, Neomaterialismo e Cultura Digital

Auteurs-es

Mots-clés :

Materialidade, Mediação, Comunicação Social, Cibercultura

Résumé

O artigo apresenta teorias neomaterialistas, visando sua aplicação no campo da comunicação social. É proposto o conceito de mediação como central para um entendimento dos processos comunicativos que leve em consideração a agência dos objetos e sua materialidade.
Parte-se da hipótese de que boa parte dos estudos de comunicação valoriza perspectivas antropocêntricas, relações intersubjetivas, contextuais e transcendentes. Essa postura não seria capaz de abarcar toda a complexidade dos fenômenos comunicacionais, em geral,
e os da cultura digital, em particular. O artigo apresenta uma proposta metodológica para análise neomaterialista de objetos infocomunicacionais.

Biographie de l'auteur-e

André Luiz Martins Lemos, Facom, UFBA, Salvador, BA

Professor Titular da Faculdade de Comunicação da UFBA. Pesquisador 1A do CNPq.

Téléchargements

Publié-e

2020-03-24

Comment citer

Lemos, A. L. M. (2020). Epistemologia da Comunicação, Neomaterialismo e Cultura Digital. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (43). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/43970

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles