Epistemologia da Comunicação, Neomaterialismo e Cultura Digital

Autores/as

Palabras clave:

Materialidade, Mediação, Comunicação Social, Cibercultura

Resumen

O artigo apresenta teorias neomaterialistas, visando sua aplicação no campo da comunicação social. É proposto o conceito de mediação como central para um entendimento dos processos comunicativos que leve em consideração a agência dos objetos e sua materialidade.
Parte-se da hipótese de que boa parte dos estudos de comunicação valoriza perspectivas antropocêntricas, relações intersubjetivas, contextuais e transcendentes. Essa postura não seria capaz de abarcar toda a complexidade dos fenômenos comunicacionais, em geral,
e os da cultura digital, em particular. O artigo apresenta uma proposta metodológica para análise neomaterialista de objetos infocomunicacionais.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

André Luiz Martins Lemos, Facom, UFBA, Salvador, BA

Professor Titular da Faculdade de Comunicação da UFBA. Pesquisador 1A do CNPq.

Publicado

2020-03-24

Número

Sección

Artigos | Articles