Epistemologia da Comunicação, Neomaterialismo e Cultura Digital

Autores

Palavras-chave:

Materialidade, Mediação, Comunicação Social, Cibercultura

Resumo

O artigo apresenta teorias neomaterialistas, visando sua aplicação no campo da comunicação social. É proposto o conceito de mediação como central para um entendimento dos processos comunicativos que leve em consideração a agência dos objetos e sua materialidade.
Parte-se da hipótese de que boa parte dos estudos de comunicação valoriza perspectivas antropocêntricas, relações intersubjetivas, contextuais e transcendentes. Essa postura não seria capaz de abarcar toda a complexidade dos fenômenos comunicacionais, em geral,
e os da cultura digital, em particular. O artigo apresenta uma proposta metodológica para análise neomaterialista de objetos infocomunicacionais.

Biografia do Autor

André Luiz Martins Lemos, Facom, UFBA, Salvador, BA

Professor Titular da Faculdade de Comunicação da UFBA. Pesquisador 1A do CNPq.

Downloads

Publicado

2020-03-24

Como Citar

Lemos, A. L. M. (2020). Epistemologia da Comunicação, Neomaterialismo e Cultura Digital. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (43). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/43970

Edição

Seção

Artigos | Articles