Colonialismo de dados e RPGs independentes

práticas de criadores nas plataformas digitais

Autores/as

Palabras clave:

game studies, RPG, colonialismo de dados, capitalismo de plataforma

Resumen

O presente artigo discute como um grupo de desenvolvedores independentes de RPGs analógicos articula o ambiente digital para distribuir seus produtos. A observação participante foi usada na pesquisa para entender as práticas de um grupo de criadores independentes da América Latina, o RPGLatam. Cientes de que operam nas redes digitais em uma posição marginalizada — a de habitantes do Sul Global —, esses criadores articulam uma série de práticas para tentar minimizar os impactos possivelmente negativos que tal marginalização teria sobre eles e seus produtos. Algumas dessas práticas incluem a utilização de sistemas digitais de formas diferentes daquelas para as quais eles foram originalmente projetados. Quatro práticas serão discutidas neste artigo, contextualizadas com base na conjuntura do capitalismo de plataforma: 1) a utilização da língua inglesa; 2) uma rede de apoio mútuo; 3) distribuição de cópias comunitárias e 4) o itchfunding.

Biografía del autor/a

Alexander Carneiro, Universidade Federal do Cariri

Professor na Universidade Federal do Cariri (UFCA), mestre em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e bacharel em Design pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É designer de jogos e pesquisador de Game Studies. Ex-Bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ).

Thiago Falcão, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto do curso de Comunicação em Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma universidade. Fundou o Grupo de Pesquisa em Games da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM e, com outros pesquisadores, o chapter brasileiro da Digital Games Research Association - Digra, do qual é vice-presidente. É, atualmente, membro integrante da Comissão Editorial da revista E-Compós, da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). É doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e foi bolsista PDSE/Capes na McGill University, em Montreal, no Canadá; possui pós-doutorado na área de Comunicação Audiovisual, realizado junto à Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo (SP). Atualmente coordena o Laboratório de Pesquisa em Mídia, Entretenimento e Sociedade (LENS) na UFPB, onde desenvolve pesquisa sobre as relações entre entretenimento, video games e o capitalismo neoliberal, com atenção especial para as relações de trabalho desenvolvidas dentro do âmbito dos esportes.

Citas

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Publicado

2024-06-04

Número

Sección

Artigos | Articles