Para “apreender” a experiência estética: situação, mediações e materialidades

Autores/as

  • Jorge Cunha Cardoso Filho Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB

Palabras clave:

experiência estética, comunicação, competências pragmático-performativas

Resumen

O artigo aponta a análise de três dimensões constitutivas da forma de apreender a experiência estética no campo da comunicação: a situação, as mediações sociais e as materialidades.Demonstra que, a partir da exploração analítica desses três elementos, é possível identificar competências pragmático-performativas que são sintomas da experiência estética. Tais competências se manifestam expressivamente e, portanto, se constituem como objeto privilegiado de estudo para a Comunicação.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Jorge Cunha Cardoso Filho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB

Graduação em Comunicação (2004) e mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2006). Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Estágio sanduíche na Goethe-Universität, Frankfurt am Main, Alemanha (2009). Professor Adjunto do Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL, UFRB.

Publicado

2011-11-15

Número

Sección

Dossiê | Dossier