Para “apreender” a experiência estética: situação, mediações e materialidades

Autores

  • Jorge Cunha Cardoso Filho Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB

Palavras-chave:

experiência estética, comunicação, competências pragmático-performativas

Resumo

O artigo aponta a análise de três dimensões constitutivas da forma de apreender a experiência estética no campo da comunicação: a situação, as mediações sociais e as materialidades.Demonstra que, a partir da exploração analítica desses três elementos, é possível identificar competências pragmático-performativas que são sintomas da experiência estética. Tais competências se manifestam expressivamente e, portanto, se constituem como objeto privilegiado de estudo para a Comunicação.

Biografia do Autor

Jorge Cunha Cardoso Filho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB

Graduação em Comunicação (2004) e mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2006). Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Estágio sanduíche na Goethe-Universität, Frankfurt am Main, Alemanha (2009). Professor Adjunto do Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL, UFRB.

Downloads

Publicado

2011-11-15

Como Citar

Cardoso Filho, J. C. (2011). Para “apreender” a experiência estética: situação, mediações e materialidades. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (22). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/6729

Edição

Seção

Dossiê | Dossier