Receita para o consumo midiático consciente

Autores/as

  • Ivan Paganotti Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Palabras clave:

comunicação, consumo consciente, informação, gatekeepers

Resumen

Devido à maior facilidade para acesso e publicação de informações, Clay Johnson (2012) defende, no livro “The Information Diet: a case for conscious consumption”, uma inversão no cerne problemático, deixando de tratar do excesso de oferta informativa para focar o consumo desequilibrado, viciado e parcial de informações. Utilizando um paralelo metafórico com as transformações da dieta e da indústria alimentar, o autor sugere que o consumo exagerado de meios de comunicação que primam por confirmar nossos valores e pré-julgamentos ao invés de questionar e contrapor pontos de vista pode levar a problemas como dificuldade de concentração e socialização e ao fechamento epistêmico. Seu prognóstico aponta soluções como exercícios para selecionar ativamente as fontes comunicativas segundo critérios de qualidade informativa, evitando a exposição passiva e prolongada. O ensaio propõe um foco no estudo sobre critérios conscientes de seleção que superem a simples descrição de preferências de consumo.

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Biografía del autor/a

Ivan Paganotti, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com mestrado e graduação em Jornalismo pela mesma instituição. Bolsista Capes sob orientação da Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes, é membro do Núcleo de Pesquisas em Comunicação e Censura (NPCC-USP) e do grupo de estudos Midiato/ECA-USP. E-mail: ivanpaganotti@gmail.com

Publicado

2012-12-12

Número

Sección

Resenhas | Reviews