Receita para o consumo midiático consciente
Palabras clave:
comunicação, consumo consciente, informação, gatekeepersResumen
Devido à maior facilidade para acesso e publicação de informações, Clay Johnson (2012) defende, no livro “The Information Diet: a case for conscious consumption”, uma inversão no cerne problemático, deixando de tratar do excesso de oferta informativa para focar o consumo desequilibrado, viciado e parcial de informações. Utilizando um paralelo metafórico com as transformações da dieta e da indústria alimentar, o autor sugere que o consumo exagerado de meios de comunicação que primam por confirmar nossos valores e pré-julgamentos ao invés de questionar e contrapor pontos de vista pode levar a problemas como dificuldade de concentração e socialização e ao fechamento epistêmico. Seu prognóstico aponta soluções como exercícios para selecionar ativamente as fontes comunicativas segundo critérios de qualidade informativa, evitando a exposição passiva e prolongada. O ensaio propõe um foco no estudo sobre critérios conscientes de seleção que superem a simples descrição de preferências de consumo.Descargas
Publicado
2012-12-12
Cómo citar
Paganotti, I. (2012). Receita para o consumo midiático consciente. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (24). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9403
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