As inovações de Tom Zé na linguagem da canção popular dos anos 1970
Palabras clave:
Tom Zé, Experimentalismo, Inovação, Música popularResumen
O objetivo deste artigo é discutir alguns aspectos da experimentação do compositor brasileiro Tom Zé em três de seus cinco discos lançados nos anos 1970, dentro de um cenário de exceção institucional por conta da ditadura militar e de expansão das indústrias culturais. Do cantor, serão tratadas canções dos discos: Se o caso é chorar (Continental - 1972), Todos os olhos (Continental - 1973) e Estudando o samba (Continental - 1975). A noção básica de experimentação utilizada é de Umberto Eco (1970). Outro conceito para a discussão do experimentalismo é o de “canção crítica”, desenvolvido por S.C. Naves (2010). Como horizonte teórico, a canção popular será tratada como “texto semiótico”, conforme a semiótica da cultura de I.M. Lótman (1996). Os aspectos de inovação serão analisados internamente à própria linguagem híbrida da canção (letra, canto, música e performance) e nas relações externas entre canção e contexto cultural.Métricas
PDF views
5,177
Descargas
Publicado
2012-12-12
Número
Sección
Artigos | Articles
Licencia
Cedo a la revista Galaxia los derechos de autor para la publicación de mi artículo y consultaré al editor científico de la revista caso quiera republicarlo más adelante en un libro.