As inovações de Tom Zé na linguagem da canção popular dos anos 1970
Palavras-chave:
Tom Zé, Experimentalismo, Inovação, Música popularResumo
O objetivo deste artigo é discutir alguns aspectos da experimentação do compositor brasileiro Tom Zé em três de seus cinco discos lançados nos anos 1970, dentro de um cenário de exceção institucional por conta da ditadura militar e de expansão das indústrias culturais. Do cantor, serão tratadas canções dos discos: Se o caso é chorar (Continental - 1972), Todos os olhos (Continental - 1973) e Estudando o samba (Continental - 1975). A noção básica de experimentação utilizada é de Umberto Eco (1970). Outro conceito para a discussão do experimentalismo é o de “canção crítica”, desenvolvido por S.C. Naves (2010). Como horizonte teórico, a canção popular será tratada como “texto semiótico”, conforme a semiótica da cultura de I.M. Lótman (1996). Os aspectos de inovação serão analisados internamente à própria linguagem híbrida da canção (letra, canto, música e performance) e nas relações externas entre canção e contexto cultural.Downloads
Publicado
2012-12-12
Como Citar
Vargas, H. (2012). As inovações de Tom Zé na linguagem da canção popular dos anos 1970. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (24). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9995
Edição
Seção
Artigos | Articles
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