Neomaterialismo & Antropológicas

Auteurs-es

Mots-clés :

Neomaterialismo. Antropocentrismo. Affordances. Comunicação social

Résumé

O texto se propõe como debate acadêmico, sobre artigo recém-publicado por autor relevante da área da Comunicação. Dois componentes imbricados são percebidos no artigo debatido: um, propositivo, que é academicamente valorizado; e um de combate, onde aparecem contradições com o primeiro componente. A expressão antropocentrismo é debatida no uso feito para caracterizar pesquisas não alinhadas à proposta heurística que o autor oferece. A desqualificação de oponentes assim construídos não presta serviço à própria heurística – que, em si, oferece boa contribuição para a área. Finalmente, com base no conceito de affordances e na percepção da diversidade de objetos e pesquisas na área da Comunicação, propomos um acolhimento da heurística na forma de teoria intermediária. 

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

José Luiz W. J. G. Braga, Unisinos

José Luiz Braga é Professor Titular no PPG em Comunicação da Unisinos (RS) desde 1999, tendo coordenado o Programa de 2002 a 2004. Pesquisador 1A do CNPq. Doutor em Comunicação pelo Institut Français de Presse (1984). Foi pesquisador no Instituto de Pesquisas Espaciais e professor na UFPB e na UnB. Foi Presidente da Compós, gestão 1993-95.

Téléchargements

Publié-e

2020-10-07

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles