Michael Snow e o cinema de processos graduais
Mots-clés :
Michael Snow, música processual, cinema estrutural, processo WavelenghtRésumé
Este artigo pretende propor uma interpretação de Wavelength (1967), de Michael Snow, que privilegie a noção de processo, em detrimento da noção de estrutura, que tem sido o conceito predominante na extensa fortuna crí- tica do filme. A hipótese aqui apresentada é a de que podemos compreender melhor a proposta e as implicações do filme contextualizando seus proce- dimentos no debate da música e da arte processual nos anos 1960, a partir de uma genealogia do conceito crítico de processo e do estudo comparativo entre cinema, arte e música.
Références
CAGE, John. Silence: Lectures and Writings. Middletown: Wesleyan University Press, 1973.
DUARTE, Theo Costa. O Cinema de Vanguarda em Diálogo com as Artes Visuais (1967-1971): contrastes e paralelos em experiências brasileiras e norte-estadunidenses. 2017. 298f. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) – Escola de Comunicação, Universidade de São Paulo. São Paulo: 2017.
ELDER, Bruce R. The Structural Film: Ruptures and Continuities in Avant-Garde Art. In: HOPKINS, David. Neo-Avant-Garde. Amsterdam: Rodopy, 2006.
GIDAL, Peter (org.). Structural Film Anthology. Londres: British Film Institute, 1976.
GREENBERG, Clement. Art and Culture: critical essays. Boston: Beacon Press, 1989.
_______. Pintura Modernista. In: COTRIM, Cecília; FERREIRA, Glória. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de janeiro, Zahar, 2001.
JOSEPH, Branden W.. Robert Morris and John Cage: reconstituting a dialogue. October, no. 81, verão, 1997.
KRAUSS, Rosalind. A Voyage on the North Sea: Art in the Age of the Post-Medium Condition. Londres: Thames & Hudson, 2000.
LEGGE, Elizabeth. Wavelength. Londres: Afterall Books/ MIT Press, 2009.
MICHELSON, Anette. Em direção a Snow. In: DUARTE, Theo; MOURÃO, Patrícia. Cinema Estrutural. Rio de Janeiro: Caixa Cultural do Rio de Janeiro, 2015.
MONTE, James; TUCKER, Marcia. Anti-Illusion: Procedures /Materials. Nova York: Whitney Museum of American Art, 1969.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Hermano Arraes Callou 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.