Michael Snow e o cinema de processos graduais
Mots-clés :
Michael Snow, música processual, cinema estrutural, processo WavelenghtRésumé
Este artigo pretende propor uma interpretação de Wavelength (1967), de Michael Snow, que privilegie a noção de processo, em detrimento da noção de estrutura, que tem sido o conceito predominante na extensa fortuna crí- tica do filme. A hipótese aqui apresentada é a de que podemos compreender melhor a proposta e as implicações do filme contextualizando seus proce- dimentos no debate da música e da arte processual nos anos 1960, a partir de uma genealogia do conceito crítico de processo e do estudo comparativo entre cinema, arte e música.
Références
CAGE, John. Silence: Lectures and Writings. Middletown: Wesleyan University Press, 1973.
DUARTE, Theo Costa. O Cinema de Vanguarda em Diálogo com as Artes Visuais (1967-1971): contrastes e paralelos em experiências brasileiras e norte-estadunidenses. 2017. 298f. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) – Escola de Comunicação, Universidade de São Paulo. São Paulo: 2017.
ELDER, Bruce R. The Structural Film: Ruptures and Continuities in Avant-Garde Art. In: HOPKINS, David. Neo-Avant-Garde. Amsterdam: Rodopy, 2006.
GIDAL, Peter (org.). Structural Film Anthology. Londres: British Film Institute, 1976.
GREENBERG, Clement. Art and Culture: critical essays. Boston: Beacon Press, 1989.
_______. Pintura Modernista. In: COTRIM, Cecília; FERREIRA, Glória. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de janeiro, Zahar, 2001.
JOSEPH, Branden W.. Robert Morris and John Cage: reconstituting a dialogue. October, no. 81, verão, 1997.
KRAUSS, Rosalind. A Voyage on the North Sea: Art in the Age of the Post-Medium Condition. Londres: Thames & Hudson, 2000.
LEGGE, Elizabeth. Wavelength. Londres: Afterall Books/ MIT Press, 2009.
MICHELSON, Anette. Em direção a Snow. In: DUARTE, Theo; MOURÃO, Patrícia. Cinema Estrutural. Rio de Janeiro: Caixa Cultural do Rio de Janeiro, 2015.
MONTE, James; TUCKER, Marcia. Anti-Illusion: Procedures /Materials. Nova York: Whitney Museum of American Art, 1969.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Hermano Arraes Callou 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.