Les adieus de David Perlov
Mots-clés :
David Perlov, filme-diário, cotidiano, passadoRésumé
Este artigo analisa como o Diário 1973- 1983, de David Perlov, tece-se em um duplo movimento de recusa e libertação. Com base na análise de alguns signos opacos que se repetem ao longo do filme — fotos sem legendas, nomes sem corpo — e ressaltando as hesitações e oscilações do cineasta na narração, no modo de filmar ou enquadrar, propomos pensar o Diário como um processo de aprendizado e de desapego de dois territórios de origem: a tradição do cinema moderno e o país natal, o Brasil.
Références
BLUHER, D. Perlov, Mekas, Morder, Lehman e outros: à procura das imprevisíveis agitações do cotidiano. In: FELDMAN, I.; MOURÃO, P. (orgs.) David Perlov: Epifanias do cotidiano. São Paulo: Centro da Cultura Judaica, 2011. p. 89-97.
FELDMAN, I. Autobiografia, exílio e alteridade: o cinema de David Perlov, Avi Mograbi e Elia Suleiman. Devires - Cinema e Humanidades, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 30-57, jul./dez. 2017b. Disponível em: <https://www.devires.org/produto/revista-devires-v-14--n-2-dossie-cinema-e-escritas-de-si/>. Acesso em: 27 nov. 2022.
______. As janelas de David Perlov: autobiografia, luto e política. Arquivo Maaravi, Belo Horizonte, v. 11, n. 20, p. 2-21, maio 2017a. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/ index.php/maaravi/article/view/14372>. Acesso em: 27 nov. 2022.
FELDMAN, I.; MOURÃO, P. (orgs.) David Perlov: Epifanias do cotidiano. São Paulo: Centro da Cultural Judaica, 2011. p. 21-49.
GUIMARÃES, C. G. Experiência subjetiva e experiência histórica nos diários de David Perlov. Galáxia, São Paulo, n. 35, p. 45-55, maio-ago. 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/30502>. Acesso em: 27 nov. 2022.
GUTIÉRREZ, G. M. David Perlov e a vigília do cotidiano. In: FELDMAN, I.; MOURÃO, P. (orgs.) David Perlov: epifanias do cotidiano. São Paulo: Centro da Cultura Judaica, 2011. p. 98-131.
ITALIANO, C. Filmo, logo vivo – modulações do filme diário em Jonas Mekas e David Perlov. Devires - Cinema e Humanidades, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 104-123, jul./dez. 2017. Disponível em: <https://www.devires.org/produto/revista-devires-v-14-n-2-dossie-cinema--e-escritas-de-si/>. Acesso em: 27 nov. 2022.
LABBÉ, P. L. Diários Nómades. Poéticas del invervalo para representar el desarraigo em el cine de David Perlov. Archivos de la Filmoteca, n. 75, p. 57-84, out. 2018. Disponível em: <http://davidperlov.com/text/ARCHIVOS_DE_LA_FILMOTECA_PERLOV_2018.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2022.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.