Epistemologia evolutiva
uma heurística para a comunicação
Mots-clés :
Epistemologia Evolutiva, Seleção Natural, Heurística, ComunicaçãoRésumé
Este artigo reflete sobre a possibilidade de transferência da lógica processual da evolução das espécies, de Darwin, para o conhecimento científico e outros processos sociais; observa proposições críticas a uma transferência puramente analógica e a existência de modelos diversificados de aplicação do paradigma darwiniano a processos da ciência; e propõe uma extração
heurística por meio das descobertas de Darwin e das experiências explicativas e prescritivas da epistemologia evolutiva. Sobre essas bases, apresenta ainda uma percepção da lógica processual de transformação e continuidade como heurística pertinente para o avanço do conhecimento e para outros processos sociais que apresentam desenvolvimentos não deterministas. Como conclusão, indica a possibilidade de acionamento da heurística para o estudo da comunicação.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.