Semiótica e consumo: espaços, identidades, experiências

Autores

  • Isabella Pezzini Universidade de Roma “La Sapienza”
  • Pierluigi Cerzelli Universidade de Roma “La Sapienza”

Palavras-chave:

experience, identity, semiotics, advertising, marketing

Resumo

O artigo se configura como uma proposta metodólogica, de caráter semiótico, voltada à análise dos fenômenos do consumo contemporâneo. A esse propósito, serão apresentados — em um quadro unitário — instrumentos que emergem de pesquisas consolidadas (semiótica da comunicação, semiótica do marketing, da publicidade, sociossemiótica “estésica”, análise das práticas). Após uma reflexão sobre as relações entre consumo e cultura na sociedade atual, o estudo do consumo será abordado a partir dos espaços em que, hoje em dia, se autocelebra: os store — grandes e pequenos — e; por outro lado, os espaços culturais e os museus.

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Biografia do Autor

Isabella Pezzini, Universidade de Roma “La Sapienza”

Izabella Pezzini é professora de Semiótica na Faculdade de Ciências da Comunicação, da Universidade de Roma “La Sapienza”. Seu trabalho de pesquisa aborda a análise das mídias de consumo e do imaginário contemporâneo.

Pierluigi Cerzelli, Universidade de Roma “La Sapienza”

Perluigi Cerzelli é doutor em Semiótica da Universidade de Roma “La Sapienza”. É especialista em Semiótica do Design e suas pesquisas tratam do espaço urbano, de consumo e da periferia

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Publicado

2006-11-13

Edição

Seção

Dossiê | Dossier