Tendências na cobertura internacional da América Latina na Alemanha no início do século 21

Autores

Palavras-chave:

valores noticiosos, cobertura latino americana, reportagens internacionais, comunicação global, imprensa alemã.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as principais tendências da cobertura internacional da América Latina pela imprensa alemã. O artigo fornece uma análise de conteúdo de 3.831 matérias publicadas em prestigiados periódicos alemães (SZ, FAZ, Der Spiegel e taz) entre 2000 e 2014. Os fatores noticiosos mais comuns relacionados ao continente são “magnitude”, “status de poder”, “proximidade econômica” e “personificação”. Além disso, identificamos uma diminuição de “hard news” ao longo dos anos (6 pp na área política e 8 pp na econômica). Apesar da despolitização, uma tendência à tabloidização não foi confirmada, pois fatores como personificação e crise permaneceram constantes.

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Biografia do Autor

Regina Cazzamatta, Universität Erfurt

Universität Erfurt - Alemanha. Pesquisa atualmente a imagem da América Latina na mídia alemã, com apoio financeiro do Cnpq.

Bacharelado em jornalismo e pós-graduação em Jornalismo Internacional pela PUC-SP.

Mestre em Ciências da Comunicação e doutoranda pela Uni Erfurt. Autora do livro “Brasilien- Berichterstattung in der deutschen Presse”.

 

 

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Publicado

2020-07-06

Edição

Seção

Artigos | Articles