Pesquisa com práticas artísticas nos Estudos de Mídia e Comunicação
situando questões epistemológicas
Palavras-chave:
metodologia, arte e comunicação, pesquisa baseada em arte, epistemologiaResumo
Nos últimos anos tem ocorrido um debate metodológico importante e transdisciplinar em torno das práticas artísticas e da sua incorporação na realização de pesquisas acadêmicas. Pesquisa artística, art-based research, practice-based research são algumas das nomenclaturas que suscitaram um intenso debate em disciplinas diversas. O presente artigo parte da constatação de uma ausência ou presença tímida da Comunicação nesse debate. Para isso, discute o processo de epistemologização das artes, aponta para definições de pesquisa artística e o aproxima de referências mais comuns aos campos da Comunicação e dos Estudos de Mídia.
Referências
ADCOCK, Craig. Conventionalism in Henri Poincaré and Marcel Duchamp. Art Journal, v. 44, n. 3, p. 249-258, 1984.
AUSTIN, J. How to do things with words. Oxford: Oxford University Press, 1962.
BASBAUM, Ricardo. Manual do artista-etc. Azougue Editorial, 2013.
BOLT, Barbara. Artistic research: a performative paradigm. Parse Journal. n. 3, pp. 129 – 142. 2016.
BORGDORFF, Hendrik Anne Henk. The conflict of the faculties: Perspectives on artistic research and academia. Leiden University Press, 2012.
CAMNITZER, Luis; BANN, Stephen; BEKE, László; Queens Museum of Art. Global conceptualism: points of origin, 1950s-1980s; Queens Museum of Art, 1999.
FINLEY, S. “Arts-Based Research”, in Handbook of the Arts in Qualitative Research, edited by J.G. Knowles and A. Cole, London: Sage, 2008, 71-81, 72.
FISCHER-LICHTE, Erika. The transformative power of performance: a new aesthetics. Trad. por Saskya Iris Jain. Londres/Nova Iorque: Routledge, 2008.
FLUSSER, Vilém. Texto Imagem. Instituto Cultural Francês. Napoli. 1984. Disponível em: [www.flusserbrasil.com/art45.html]. Acessado em Novembro de 2019.
______. Texto/imagem enquanto dinâmica do Ocidente. Cadernos Rioarte, Ms., p. 6, 1986. Publicado em Cadernos Rioarte, ano II, n. 5, p. 64-68. Manuscrito Arquivo Flusser, Berlim.
______. Fred Forest ou a destruição dos pontos de vista estabelecidos. Sandra Rey (trad.) in: ARS (São Paulo) vol. 7 n.o 13 São Paulo. 2009.
______. Gestures. ed. Nancy Ann Roth. Minneapolis: University of Minnesota Press. 2014.
______. Comunicologia: reflexões sobre o futuro. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
GARBOLINO, Paolo. "What the scientist’s eye tells the artist’s brain.’." Mara Ambrožič and Angela Vettese, Art as a Thinking Process: Visual Forms of Knowledge Production (2013): 74-88.
GANSING, Kristoffer. "Transversal media practices: Media archaeology, art and technological development." PhD diss., Malmö University, Faculty of Culture and Society, 2013.
GODÓI, Vagner. "Do pioneirismo brasileiro da pesquisa em arte ao fenômeno mundial da “artistic research”." Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (2021): 53-68.
______. "Os estados da pesquisa artística, da instituição à obra de arte." Revista Concinnitas 22.40 (2021): 350-370.
GROSSMANN, Martin. Construindo Pontes: Flusser e a Arte. In: Vilém Flusser No Brasil. Ed. Gustavo Bernardo e Ricardo Mendes. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000. 185-191.
HOLERT, Tom. Knowledge beside itself: Contemporary art's epistemic politics. MIT Press, 2020.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. Guerra e Paz Editores, 2021.
LAZZARATO, Maurizio. Marcel Duchamp e a recusa ao trabalho. Tradução: Gustavo Gumiero. São Paulo: Scortecci Editora (2017).
LIPPARD, Lucy R. (Ed.). Six years: the dematerialization of the art object from 1966 to 1972. Berkerley: University of California Press, 1997.
LEWITT, Sol. Paragraphs on conceptual art. Artforum, v. 5, n. 10, p. 79-83, 1967.
STRAUVEN, W. Media archaeology: where film history, media art, and new media (can) meet. In: NOORDEGRAAF, J.; SABA, C. G.; LE MAÎTRE, B.; HEDIGER, V. (orgs.). Preserving and Exhibiting Media Art: challenges and perspectives. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2013.
TERRANOVA, Tiziana. Network Culture: Cultural Politics for the Information Age. Londres: Pluto Press, 2004.
ZAMBONI, Silvio. A Pesquisa em Arte: um paralelo entre arte e ciência. 4. ed. Campinas,. SP: Autores Associados, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.