Instruções aos pareceristas

 1. Acessar o site da revista com o seu login e senha.

2. Entrar na página do usuário como AVALIADOR.

3. Na página SUBMISSÕES ATIVAS, clicar no título do artigo.

4. Na página AVALIAÇÃO, aparecerão as informações sobre o artigo e prazo para o parecer.

5. Ao rolar a página, mais para baixo, em DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO aparecerão os passos obrigatórios para a avaliação.

6. No passo 3, clicar no arquivo.doc em MANUSCRITO DE SUBMISSÃO e salvá-lo em seu computador para avaliação posterior.

7. Em seguida, virão três passos: 4, 5 e 6. No passo 4, ao clicar no ícone AVALIAÇÃO aparecerá outra janela para colar o parecer.

8. No passo 5, se houver comentários no próprio texto, buscar no BROWSE o arquivo que está em sua máquina e em seguida TRANSFERIR para que o editor/autor tenha acesso posterior.

9. No passo 6, fazer a recomendação do artigo: aceitar, rejeitar ou pedir revisões, e enviar para o editor. Ver também itens 6 a 9 a seguir.

Para a elaboração do parecer propriamente dito, sugerimos observar os seguintes aspectos:

1. A apresentação formal do texto: redação correta, exposição clara e inteligível, formulações compreensíveis de argumentação; boa formulação de título, intertítulos, resumo, palavras-chave (máximo de cinco), notas, referências bibliográficas (pertinência do uso das referências, obediência às normas da ABNT), figuras e imagens (qualidade suficiente para visualização e/ou impressão, legendas objetivas);

2. O texto deve incorporar conteúdo de pesquisa; o corpus deve ser bem explicitado, bem como os critérios de sua escolha no tempo e no espaço. Entretanto, pode haver a submissão de textos teóricos, sem corpus analítico.

3. A caracterização temática deve ser significativa para o campo da comunicação e o objeto deve estar claramente definido no texto, com objetivos de pesquisa bem elucidados; deve permitir avançar o conhecimento.

4. Metodologia explícita e adequada ao tratamento do objeto da pesquisa;

5. A bibliografia deve ser adequada, suficiente e atualizada em relação ao tema e ao objeto da pesquisa. O texto não deve ultrapassar 50 mil toques totais (com espaços).

6. Na hora de dar o parecer por favor não escolha a opção “Para editor apenas”. Use “Para autor e editor”.

7. Se o texto merecer revisões há duas opções: correções obrigatórias ou enviar novamente para avaliação. Essa segunda opção deve ser indicada caso o volume de revisões seja grande. Se, contudo, esse volume exigir praticamente uma reescritura do texto, o parecerista deverá recusa-lo.

8. Quando o parecer vier com trechos em cores, isso ocorre porque o texto foi avaliado anteriormente por outros pareceristas que pediram revisões.

9. Não aprove texto com baixa prioridade. A revista busca publicar textos de alta qualidade, em função de parâmetros indicados nos itens 1 a 5 acima.