Música e História da Matemática

Autores

  • Carla Bromberg CESIMA/PUC-SP, São Paulo

Resumo

Resumo Muito já se ouviu falar sobre uma proximidade entre a música e a matemática. Popularmente, quem não se lembra de Pato Donald na terra da Matemágica, onde ele experimenta junto dos gregos e de Pitágoras a invenção dos intervalos musicais, e onde padrões como o número π é encontrado em monumentos arquitetônicos e obras de arte? Não sem razão, porque afinal de contas, várias são as estruturas matemáticas da música: a maneira de formação dos intervalos musicais é semelhante à de composição de razões, as figuras rítmicas e as fórmulas de compasso são pensadas e notadas através de frações, as frases e melodias seguem padrões de simetria, os logaritmos, a teoria de conjuntos, dentre outras, são estruturas compartilhadas pela música e pela matemática. Quanto à influência de uma sobre a outra, estudos sobre cognição indicam que o ensino de música erudita durante a infância aumenta a capacidade de raciocínio espacial do indivíduo. Sabe-se que é majoritariamente na história da matemática que tópico, ou tópicos, desta interação foram abordados. Neste artigo se pretende identificá-los e mostrar que tipo de historiografia os retrata Abstract It is well known the interaction between Music and Mathematics. Who has never heard about Donald Duck in Mathemagic Land? Where he discovers with the Greeks and Pythagoras the creation of the music intervals, where patterns inspired by π are identified in architectural monuments as well as in great works of arts? And it is not without a reason, for many are the mathematic structures found in music: working with intervals is similar to the operation of compounding ratios, note values and bars have fractions as their notation, musical phrases and melodies follow specific symmetric patterns, logarithms, set theory, among others are shared entities between music and math. Regarding the influence music has on mathematical learning, it is well known that exposure to classic music during childhood increases spatial reasoning. It is also known, that it is in the History of mathematics that mostly of the evidence of such interaction is documented. In this article we will try to identify which topics are normally provided and which type of historiography is responsible for that.

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Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino