Disciplinas de Análise na História de seu Ensino: uma trajetória no curso de licenciatura em matemática da UNESP de Rio Claro
Resumo
Resumo
Esta pesquisa traz um panorama de como a disciplina de análise vem se estruturando no que diz respeito aos seus objetivos, ementa e bibliografia no curso de matemática da UNESP de Rio Claro. A metodologia de coleta de dados adotada é a análise de documentos. O estudo foi realizado por meio de grades curriculares, programas de disciplinas e diários de classe. No curso de matemática da UNESP, nas décadas de cinquenta e sessenta, não havia disciplinas específicas de análise ou de cálculo, tendo sido essa separação efetivada após a década de setenta. Os resultados que obtivemos, em linhas gerais, mostraram que, os conteúdos trabalhados nos atuais cursos de análise, bem como a sua sequência, foram herdados desses primeiros cursos de “cálculo” (Análise Matemática) da década de cinquenta e sessenta e não sofreram maiores transformações ao longo dos anos. Além disso, uma vez estabelecidas as disciplinas específicas de análise, sua estrutura geral pouco se modificou.
Palavras-chave: Educação Matemática no Ensino Superior; Ensino de Análise; Ensino de Cálculo Diferencial e Integral.
Abstract
This research is a panorama on how the Analysis subject was historically incorporated to the Rio Claro UNESP Mathematics course. This is, how it was mounted, its objectives and bibliography. The methodology adopted is the analysis of documents. The study was realized based on the curriculum of the subjects of Analysis and Calculation and registry books. In the 50’s there were not the subjects of Analysis and Calculation in the curriculum of the Mathematics graduation of UNESP, the clear division of those subjects were made at 70’s. The results gotten, in general, showed us that the contents taught in subject of Analysis nowadays, as well as its sequence, were inherited from those firsts Calculation (Mathematical Analysis) courses from the 50’s and 60’s and had no mayor changes so far. Once the Analysis subject was established, its structure hasn’t changed much over today.
Keywords: Mathematics Teaching in Undergraduate Courses; Analysis Teaching; Differential and Integral Calculus Teaching.