A História da Ciência no Ensino de Química: o ensino e aprendizagem do tema cinética química

Autores

  • Simone Alves de Assis Martorano Setor de Educação em Ciências-DCET/Universidade Federal de São Paulo
  • Miriam Possar do Carmo Instituto de Química-Universidade de São Paulo
  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes Instituto de Química-Universidade de São Paulo

Resumo

Resumo

Nesse trabalho procurou-se apresentar e discutir uma abordagem diferenciada do tema cinética química, tendo-se como orientação o desenvolvimento histórico desse tema permitindo, assim, uma melhor compreensão do contexto no qual esses conceitos foram desenvolvidos. Também são discutidos aspectos didáticos relacionados ao tema cinética química como, por exemplo, as dificuldades no ensino e aprendizagem desse tema no ensino médio.

Palavras-chave: Cinética Química, História da Química, Ensino Médio.

Abstract

In this paper we tried to present and discuss a different approach the subject chemical kinetics, taking as guidance the historical development of this subject thus allowing a better understanding of the context in which these concepts were developed. Also discussed are didactic aspects related to the subject chemical kinetics, for example, the difficulties in teaching and learning this subject in the high school.

Keywords: Chemical Kinetics, History of Chemistry, High school.

Downloads

Publicado

2014-05-01

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino