Arte e ciência no Renascimento: Galileo e Cigoli e as novas descobertas telescópica
Resumo
Resumo
A relação entre a arte e a ciência no Renascimento, a partir das relações maduras entre Galileo Galilei e Lodovico Cigoli, será explorada. Iniciamos os estudos dessa relação a partir da Madonna Assunta pintada por Cigoli num afresco na cúpula da Capela Paolina na Basílica Papal di Santa Maria Maggiore, em Roma. Analisamos, além da obra de Cigoli, outras três fontes primárias: o Sidereus Nuncius e o Istoria e Dimostrazione sulle Macchie Solari e loro Accidenti, de Galileo Galilei, e o carteggio fra Cigoli e Galileo (com 31 cartas traduzidas). A partir da análise das cartas, de desenhos e pinturas, pode-se entender como se desenvolveu o conhecimento de ambos. Nestas encontramos a discussão de vários assuntos, mas o foco repousava nas questões das descobertas realizadas por Galileo a partir do uso do telescópio e de como seu amigo Cigoli acompanhava tais descobertas, mesmo que distante. A partir da compreensão dessa relação, a presente pesquisa contribuiu com questionamentos sobre propostas teórico-práticas embasadas de reaproximação entre a arte e a ciência, a exemplo do que ocorreu no Renascimento.
Palavras-chave: Galileo; Cigoli; arte; ciência.
Abstract
The relationship between art and science in the Renaissance from mature relations between Galileo Galilei and Lodovico Cigoli will be explored. We began our studies of this relationship from the Madonna Assunta painted by Cigoli a fresco in the dome of the Paolina´s Chapel in the Basilica di Santa Maria Maggiore in Rome. It was analyzed, in addition to the work of Cigoli, other three primary sources: the Sidereus Nuncius and the Istoria e Dimostrazione sulle Macchie Solari e loro Accidenti, from Galileo Galilei, and the carteggio between Cigoli and Galileo (with 31 correspondences translated). From the analysis of the carteggio, drawings and paintings, we can understand how it developed the knowledge of both. In these material we find the discussion of various topics, the focus was resting on issues of discoveries made by Galileo from the use of the telescope and how your friend Cigoli, participated in such discoveries, even the geographical distances between them (Rome and Florence). From the understanding of this relationship, the present research has contributed to establish some theoretical-practical proposals for the rapprochement between art and science, as occurred during the Renaissance.
Keywords: Galileo; Cigoli; art; science