A história da ciência num blog: a química e a biologia num projeto interdisciplinar
Resumo
Resumo
A Ciência é uma produção humana ao longo do tempo, por esta razão se faz necessário explorá-la e conhecê-la no intuito de se inserir nos movimentos científicos. A percepção desse caráter científico nas disciplinas de química e biologia no ensino médio (EM) permite a construção qualificada de conceitos, historicamente contextualizados, favorecendo o aprendizado significativo para as escolhas cotidianas. As disciplinas de química e biologia propuseram um projeto interdisciplinar a uma turma de 1º ano de EM da Escola de Educação Básica UNIDAVI, localizada em Rio do Sul/SC. O projeto pautou-se no livro: “A Ciência através dos Tempos”, de Áttico Chassot. A leitura era feita extraclasse e individualmente, sendo a discussão realizada por meio de um blog construído para este fim. As impressões reveladas nos diálogos incrementaram as aulas disciplinares, permitindo a construção de conceitos e a apropriação do domínio linguístico específico de cada área, bem como a identificação das mesmas dentro dos movimentos científicos. Os alunos foram avaliados por meio das impressões e conclusões divulgadas no blog que geraram notas conceituais e procedimentais para as disciplinas envolvidas, além de avaliações individuais respectivas a cada área. A avaliação atitudinal foi atribuída pelas posturas assumidas durante a realização das atividades propostas.
Palavras-chave: história da ciência; blog; interdisciplinaridade.
Abstract
Science is a human production along time, for this reason it is necessary to exploit it and to know it in order to be inserted in the scientific movements. The perception of this scientific standard in chemistry and biology subjects in high school allows qualified construction of concepts historically contextualized, favoring the meaningful learning to everyday choices. Chemistry and Biology subjects proposed an interdisciplinary project to a first year class of high school at UNIDAVI School, in Rio do Sul, SC. The project was based on the book, “A ciência através dos Tempos”, by Áttico Chassot. The reading was taken extra class and individual. The discussion was through a blog created for this purpose. The things revealed in the dialogs improved the classes, enabling the construction of concepts and appropriation of the linguistic field of each subject as well as their identification in the scientific movements. The students were evaluated through the views and the conclusions provided in the blog that gave them conceptual and procedural grades, besides individual assessments in each subject. The attitudinal assessment was given to postures taken along the proposed activities performance.
Keywords: history of science; blog; interdisciplinary.