Evolução e natureza tropical: Uma proposta para o ensino de evolução em um museu de ciência

Autores

  • Cássio Gomes Rosse Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz
  • Chrystian Carlétti Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz
  • Luisa Massarani Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz

Resumo

Resumo

Estudos mostram que estudantes de todos os níveis, professores e o público de uma maneira geral possuem concepções mal fundamentadas ou até mesmo incorretas sobre a natureza das ciências. Uma das temáticas científicas mais instigantes, porém menos compreendidas, é a Evolução Biológica. O ensino dessa disciplina tem sido tratado de forma superficial na Educação Básica, ou mesmo suprimido, inclusive com alguns erros conceituais graves. Uma abordagem que valorize os aspectos históricos e filosóficos atrelados à teoria evolutiva pode favorecer o entendimento do processo social e gradativo de construção do conhecimento, além de propiciar uma melhor compreensão dos conceitos científicos. O presente trabalho tem por objetivo discutir as contribuições de uma proposta de ensino não formal que buscou abordar o tema da Evolução sob uma perspectiva histórica. A proposta envolveu visita guiada de dois grupos de alunos de baixa renda, em um total de 15 jovens, à exposição Evolução e Natureza Tropical, em cartaz no Museu Ciência e Vida, em Caxias, Rio de Janeiro. Essa exposição valoriza a natureza tropical como fonte de inspiração para os naturalistas Charles Darwin e Alfred Wallace para a proposição, de forma independente, da teoria da Evolução por seleção natural. Enfatiza, também, aspectos sociais relacionados à vinda desses naturalistas ao Brasil, como sua interação com os nativos e o contexto brasileiro em que ainda existia a escravidão. Foi utilizada uma metodologia de pesquisa qualitativa baseada em observações por meio de filmagem em vídeo e questionários. Os resultados indicam que os estudantes consideraram a exposição interessante e de linguagem acessível. Indicam, ainda, que os conteúdos ali discutidos foram de fácil compreensão e atenderam às expectativas dos alunos. Entre os tópicos que eles tiveram especial interesse, destaca-se a história de vida de Wallace. Nossos dados sugerem que essa proposta possui potencial para despertar o interesse de jovens sobre o tema e contribuir na discussão de como lidar com a complexa situação do ensino de Evolução.

Palavras-chave: Ensino não formal; Divulgação científica; Ensino Evolução.

Abstract

Studies show that students of all levels, teachers and public in general have ill-founded or even incorrect concepts about the nature of Science. One of the most exciting scientific themes, but least understood, is Biological Evolution. The teaching of this subject has been treated superficially in basic education, or even deleted, including some serious misconceptions. An approach that values the historical and philosophical aspects linked to evolutionary theory can help to understand the social and gradual process of knowledge construction, besides it provides a better understanding of scientific concepts. This paper has the aim to discuss the contributions of non-formal education proposal which used an historical perspective to talk about Biological Evolution. The proposal involved two groups of 15 low-income students guided tour to the exhibition Evolução e Natureza Tropical (Evolution and Tropical Nature) at Museu Ciência e Vida (Science and Life Museum), in Duque de Caxias, Rio de Janeiro. This exhibition emphasizes tropical nature as a source of inspiration for naturalists Charles Darwin and Alfred Wallace for the proposal of Evolution by natural selection theory in an independent way. It also emphasizes social aspects related to the coming of these naturalists to Brazil as their interaction with native people and Brazilian context in which slavery was present. It was used a qualitative research methodology based on observations through videos and questionnaires. The results indicate that the students thought the exposition was interesting and the language was accessible. They also indicate that the contents discussed there were easily understood and they were according to their expectations. Among the topics they had special interest was Wallace’s life story. Our data suggest that this proposal has the potential to attract the interest of students on the subject and contribute to the discussion of how to deal with the complex situation of teaching evolution.

Keywords: Non Formal Teaching; Scientific Divulgation; Teaching Evolution.

 

Biografia do Autor

Cássio Gomes Rosse, Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz

Licenciatura em Ciências Biológicas (UFRJ). Mestrando em Ensino de Biociências e Saúde (PG-EBS) no Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz – RJ. Professor de Biologia do Pré-Vestibular-Social da fundação CECIERJ.

Chrystian Carlétti, Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz

Graduação em Ciências Biológicas (UFF), mestrado em Ensino em Biociências e Saúde e doutorando no mesmo programa. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e bolsista de Produção Acadêmica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ).

 

Luisa Massarani, Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz

Graduação em Comunicação Social (PUC/RJ), mestrado em Ciência da Informação (Ibict/UFRJ), doutorado em Bioquímica Médica, área de concentração em Educação, Gestão e Difusão (UFRJ) e pós-doutorado em Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia (UniversityCollege London). Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica, Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz.

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Publicado

2015-10-18

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula