O Estudo da Termodinâmica em Sala de Aula: Uma Perspectiva Crítica a Partir da História da Ciência
Resumo
Resumo
A inserção de elementos da História da Ciência, nas aulas de termodinâmica do ensino médio, pode colaborar para uma visão mais crítica sobre o processo de construção do conhecimento científico? Para responder esta questão, foram realizadas ações que possibilitassem esse tipo de discussão em turmas do segundo ano do ensino médio. Dessa maneira, em um primeiro momento, houve a realização de um grupo de estudos junto a dois professores do ensino médio para analisar e discutir referenciais bibliográficos de autores como Anson Rabinbach e Thomas Kuhn, a fim de ajudar a compreender as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, bem como os temas escolhidos sobre História da Ciência. Além disso, foram debatidas as diversas possiblidades de realizar atividades e aulas sobre estes temas. No segundo momento, foram criados materiais e elaboradas estratégias de aula para a aplicação de atividades envolvendo a História da Ciência em dois colégios, um estadual e outro privado. As informações coletadas foram registradas em um diário de campo que, juntamente com os trabalhos dos alunos, foram analisadas, proporcionando resultados favoráveis ao uso destes elementos. Assim, alguns resultados demonstraram que atividades isoladas podem contribuir para uma formação mais ampla, porém também evidencia que, idealmente, o uso da História da Ciência precisa ser um processo contínuo.
Palavras-chave: História da Ciência; Ensino de Física; Termodinâmica.
Abstract
The inclusion of elements of the history of science, in thermodynamics classes in high school, can contribute to a more critical view of the construction process of scientific knowledge? To answer this question, actions were conducted, at first, the creation of a study group, with two high school teachers, to allow the discussion of bibliographic references of authors like Anson Rabinbach e Thomas Kuhn, that would help to understand the relationship between science, technology and society, as well as the topics chosen on history of science. In addition, the group could discuss the various possibilities to perform activities and classes on these topics. In the second moment was possible to create materials and prepare lessons strategies for the implementation of activities involving the history of science in one public high school and one private high school. The most relevant information collected with these lessons were recorded in a field diary which together with the homework submitted by the students, were analyzed, providing results favorable to the use of elements of the history of science. So, if the results of our research shows that isolated activities can contribute to a broader teacher education, they also demonstrate that ideally the application of elements of the history of science in physics classes has to be a continuous process.
Keywords: History of Science; Physics Teaching; Thermodynamics.