Reflexões sobre a inserção da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências
Resumo
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo introduzir, às discussões acerca da inserção da História e Filosofia da Ciência (HFC) no Ensino de Ciências, reflexões sobre o que se entende por HFC, qual sua importância para o processo de ensino e aprendizagem, qual o nível adequado para os estudos desses aspectos e como inseri-los no ensino. Deste modo, apresentamos perspectivas variadas sobre o assunto, bem como sobre as viabilidades de se utilizar a HFC na construção de um processo de ensino que proporcione uma aprendizagem reflexiva sobre o conhecimento científico. Compreendemos neste sentido a HFC como uma ferramenta de apoio ao professor no processo de planejamento e aplicação das atividades de ensino, proporcionando um ambiente viável para a reflexão acerca dos aspectos internos e externos da Ciência.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; História da Ciência e Ensino; Filosofia da Ciência e Ensino; História e Filosofia da Ciência.
Abstract
This essay had as goal introduce, to discussion about insertion of History and Philosophy of Science (HPS) in Science Education, thoughts over what one understands for HPS, which his importance to teaching and learning process, which the level appropriate to this studies and how insert them on teaching. In this way, we have showed varied perspective about this matter, as well the possibilities on use the HPS in the building of the teaching process that to help a reflective learning over the scientific knowledge. Thus, we realized the HPS is a support tool to the teacher on the plan building and the application of the teaching activities, helping the consolidation of able environment to thoughts about the internal and external characteristics of science.
Keywords: Science Education; History of science and teaching; Philosophy of science and teaching; History and Philosophy of Science.