Jeremy Bentham: Prazer e Dor – como mensurá-los?

Márcia Cristina Otaviani

Resumo


Jeremy Bentham foi um filósofo e jurista inglês que apresentou uma forma nova e diferente de ver e entender a moral. Bentham é mais conhecido como o fundador da escola chamada Utilitarista, sendo considerado o primeiro a apresentar o Princípio da Utilidade. É com base nesse princípio que o autor irá desenvolver suas propostas nas diversas áreas do saber.
Ao estudarmos a proposta de Bentham para reformulação legislativa, proposta por ele em seu livro An Introduction to the Principles of Morals and Legislation (1789), verificamos que o “cálculo da felicidade” proposto por ele estava baseado, não só em sua teoria do conhecimento, lógica e linguagem, mas também em sua visão peculiar de como a Natureza devia ser vista, isto é, em sua visão de como a ciência de sua época deveria ser entendida e estudada.
Este artigo tentará então, trazer essa nova visão para o debate, buscando ampliar a análise dos possíveis fundamentos que Bentham utilizou para propor seu princípio da felicidade e seu cálculo.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM