Replicação histórica das observações de Robert Hooke (1635 - 1703) em uma turma de 2º ano do Ensino Médio: mudanças na motivação para aprender Biologia

João Paulo Ferraro Turano de Araujo

Resumo


Resumo

A partir de pesquisa feita ao longo de um ano dentro do PIBID no subprojeto PIBID IB-USP, chamado “Sequências didáticas voltadas à replicação de experimentos históricos, modelos e simulações em intervenções de estágio de formação de professores de Ciências e Biologia”, foi construída coletivamente e aplicada, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, uma sequência didática que utiliza replicação de observações históricas de Robert Hooke no Ensino de Ciência. Demonstrou-se, através da aplicação de pré- e pós-teste com questionários com escala de Likert, um aumento na motivação dos alunos. Mesmo que discutível, esse resultado corrobora a visão social cognitiva apresentada por David Palmer de que as crenças motivacionais são influenciadas significativamente por aspectos do contexto da sala de aula e que, por isso, estratégias que influenciam o ambiente de aula podem ser usadas para aumentar a motivação dos estudantes.

Palavras-chave: Motivação; Replicação histórica; Ensino de Ciência.

Abstract

This article has its genesis in a one-year research from PIBID within the subproject PIBID IB-USP whose name is “Sequências didáticas voltadas à replicação de experimentos históricos, modelos e simulações em intervenções de estágio de formação de professores de Ciências e Biologia”. Whereon we collectively constructed and applied a teaching-learning sequence at a high school sophomore class. This sequence uses Robert Hooke historical observation replication in science education. Through a pre- and a post-test with Likert scale questions, the results indicated an enhancement in the students’ motivation. Even though it is debatable, this result corroborates the social cognitive view presented by David Palmer in which the motivational beliefs are significantly influenced by aspects of the classroom context and, because of this, strategies which influence the classroom environment could be used to enhance students’ motivation.

Keywords: Motivation; Historic Replication; Science Education.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2178-2911.2017v16p36-53