Episódio Histórico de Louis Pasteur: Uma proposta interdisciplinar para o ensino de Química, Física e Biologia

Autores

  • Anelise Grünfeld de Luca Instituto Federal Catarinense – IFC (campus Arquari)
  • Sandra Aparecida dos Santos Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI
  • Iara Maitê Campestrini Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC (campus Jaraguá do Sul/Rau)
  • Gabriel Cristiano Walz Instituto Federal Catarinense – IFC (campus Arquari)
  • Gabriela Hoffmann Luciano Instituto Federal Catarinense – IFC (campus Arquari)
  • Jéssica Caroline Albano Instituto Federal Catarinense – IFC (campus Arquari)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2018v17p81-98

Resumo

Resumo

A História da Ciência (HC) na interface com o ensino contribui para que a aprendizagem dos conceitos tratados pela ciência aconteça de forma significativa e contextualizada, permitindo a compreensão de sua natureza. Nessa perspectiva, o episódio histórico de Louis Pasteur (LP), tratando de sua vida e obra, foi transformado em uma sequência didática (SD) voltada aos estudantes do Ensino Médio (EM) e licenciandos em Química. A apresentação e a discussão desse episódio histórico favorecem a apropriação dos conceitos científicos inerentes aos conteúdos abordados no EM, envolvendo o estudo da isomeria óptica, da fermentação e dos micro-organismos. A SD proposta constitui-se das seguintes etapas: aplicação de um questionário virtual, apresentação de um vídeo sobre a vida e obra de LP, leitura de livro específico, abordagem de conceitos químicos, físicos e biológicos e demonstração de um experimento. O desenvolvimento desta proposta evidencia o potencial pedagógico interdisciplinar da HC.

Palavras-chave: História da Ciência; Proposta de Ensino; Interdisciplinaridade.

Abstract

The History of Science (HS) in the interface with teaching contributes for the learning of the concepts treated by science in a significant and contextualized way, allowing the understanding of its nature. In this perspective, the historical episode of Louis Pasteur (LP), related to his life and work, was transformed into a didactic sequence (DS) for high school (HS) students and chemistry graduates. The presentation and discussion of this historical episode helped for the appropriation of the scientific concepts related to the contents addressed in the HS, involving the study of optical isomerism, fermentation and microorganisms. The proposed DS is composed by the following steps: application of a virtual questionnaire, presentation of a video about the life and work of LP, specific book reading, approach to chemical, physical and biological concepts and demonstration of an experiment. The development of this proposal highlights the interdisciplinary pedagogical potential of HS.

Keywords: History of Science; Teaching Proposal; Interdisciplinarity.

 

Downloads

Publicado

2018-06-12

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula