Entrevista com Antonio Miguel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/178-2911.2018v18p36-72

Resumo

Resumo

O texto aqui apresentado trata-se de uma entrevista realizada com o professor Antonio Miguel. Nela, o professor, além de narrar sobre sua formação e suas experiências como docente de matemática, nos fornece uma visão sobre a educação e o ensino de matemática entre as décadas de 1970 e os anos 1990. Além disso, aborda o que seria a matemática, para ele, a partir do referencial de Wittgenstein. Para realizarmos essa entrevista, nos apoiamos em pressupostos da História Oral.

Palavras-chave: História; Educação Matemática; Antonio Miguel.

Abstract

This paper presents professor Antonio Miguel’s interview. The professor told about his professional education and his experiences as mathematics educator. Besides this, he supplies us an over vision about the educational context and the mathematics teaching between 1970 and 1990. Lastly, he approaches what would be the mathematics for him and to this, he uses Wittgenstein’s theories. To organize this interview, we use Oral History.

Keywords: History; Mathematics Education; Antonio Miguel.

 

Biografia do Autor

Arlete de Jesus Brito, UNESP

Professora Livre Docente do Departamento de Educação, UNESP, Rio Claro

Islenis Carolina Botello, UNESP Rio Claro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, UNESP, Rio Claro

Downloads

Publicado

2018-11-28

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino