Editorial

Autores

  • Deividi Marcio Marques & Maria Helena Roxo Beltran Editores: História da Ciência e Ensino PEPG em História da Ciência/PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2018v18p1-2

Resumo

Apresentamos o décimo oitavo volume da Revista História da Ciência e Ensino: construindo interfaces com 8 artigos. Na primeira seção, História da Ciência e Ensino, são apresentados três artigos; no primeiro artigo, intitulado “Casa dos pássaros: local de preparação de material zoológico a ser enviado para Portugal”, cujo projeto de pesquisa encontra-se nos Anais do Scientiarum História IX (9º Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia), Rio de Janeiro, 2016 os autores José Mário d´Almeida e Regina Maria Macedo Costa Dantas nos apresentam uma rica pesquisa sobre a criação, consolidação e, por fim, a extinção da Casa dos pássaros e suas relações com o Museu Nacional; o segundo artigo, “Pasteur nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio aprovados no PNLD: uma análise histórica sobre a abordagem da origem da vida e o metabolismo” de autoria de Ricardo Brasil Crudeli e Hélio Elael Bonini Viana, foi apresentado V Jornada de História da Ciência e Ensino: Propostas, Tendências e Construção de Interfaces, realizada de 30 julho a 01 de agosto de 2015 e nos mostra as incoerências históricas dos trabalhos de Louis Pasteur que aparecem descritos em livros didáticos de Biologia para Educação Básica e que não podem ser desprezados e descontextualizados; o terceiro artigo é algo inédito para a Revista: de autoria Arlete de Jesus Brito e Islenis Carolina Botello, o artigo é uma entrevista realizada com o professor Antonio Miguel que aborda, entre outros temas interessantes, o ensino de matemática nas décadas de 1970 e 1980.

Na seção Tópicos de História da Ciência, o artigo de Maria Júlia Corazza e Verônica Klepka, intitulado “O essencialismo na classificação de Lineu e a repercussão dessa controvérsia na biologia”, as autoras discutem aspectos da taxonomia tradicional e os trabalhos de Lineu e saem em defesa dessas ideias e justificam o porque a classificação biológica lineana não é fundamentada no essencialismo platônico ou aristotélico, o que sugere uma descontextualização desses fatos. O segundo artigo desta sessão “Apontamentos e reflexões preliminares acerca da divulgação de conhecimento científico no final do século XVIII e início do século XIX” de Paulo Henrique Trentin. Trentin nos traz uma reflexão acerca da importância dos autores, tradutores e outros personagens responsáveis pela divulgação dos conhecimentos científicos do final do século XVIII ao início do século XIX no Brasil o que, de certa maneira, era feita por parte de pessoas com formação científica e domínio de alguma área do conhecimento. O último artigo da sessão “John Hogg (1800-1869) e a descrição do quarto reino natural: primigenum” dos autores Verônica Klepka, Maria Julia Corazza e Fagner de Souza traz como destaque o trabalho do naturalista britânico John Hogg que cria o quarto reino da natureza e que gerou debates durante o século XX.

            Na última sessão História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula são apresentados dois trabalhos que discutem as interfaces da História da Ciência no Ensino de Ciências. Ana Lúcia Rodrigues Gama Russo nos apresenta o artigo “Primo Levi - uma vida a descobrir”, cujo foco foi a leitura de dois capítulos do livro A Tabela Periódica escrito por Primo Levi. A autora mostra o percurso metodológico para aplicação, coleta de dados e resultados obtidos, nos levando a pensar que ainda precisamos discutir mais as interfaces entre História da Ciência e Ensino. Ainda sobre a Tabela Periódica, as autoras Jomara Mendes Fernandes, Sandra Franco-Patrocício e Ivoni Freitas-Reis nos presenteia com o artigo “Possibilidades para o fazer docente junto ao aprendiz cego em aulas de Química: uma interface com a história da Tabela Periódica” que, além de tratar sobre a História da Ciência no Ensino de Química, nos traz importantes apontamentos e discussões sobre a Educação Inclusiva, sobretudo para estudantes cegos. O trabalho nos mostra que é possível desenvolver metodologias interdisciplinares em sala de aula de modo a atender as demandas legais e sociais da sociedade atual. Um material interessante para professores da Educação Básica.

 

 

            Desejamos a todos uma boa leitura e convidá-los a submeter trabalhos nos próximos volumes.

 

 

Maria Helena Roxo Beltran

Deividi Marcio Marques

(editores)

Downloads

Publicado

2018-11-28

Edição

Seção

Editorial