Caracterização de modelos sobre Tectónica de Placas em manuais escolares no ensino da Geologia

Autores

  • Paula Faustino Departamento de Ciências da Terra, Universidade de Coimbra, rua Sílvio Lima, Polo II, 3030-790 Coimbra, Portugal. Centro de Investigação da Terra e do Espaço, Universidade de Coimbra, 3000-134 Coimbra, Portugal.
  • Pedro Callapez Departamento de Ciências da Terra, Universidade de Coimbra, rua Sílvio Lima, Polo II, 3030-790 Coimbra, Portugal. Centro de Investigação da Terra e do Espaço, Universidade de Coimbra, 3000-134 Coimbra, Portugal.
  • Ana Rola Departamento de Ciências da Terra, Universidade de Coimbra, rua Sílvio Lima, Polo II, 3030-790 Coimbra, Portugal. Centro de Investigação da Terra e do Espaço, Universidade de Coimbra, 3000-134 Coimbra, Portugal.
  • Elsa Gomes Departamento de Ciências da Terra, Universidade de Coimbra, rua Sílvio Lima, Polo II, 3030-790 Coimbra, Portugal. Centro de Investigação da Terra e do Espaço, Universidade de Coimbra, 3000-134 Coimbra, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp265-274

Resumo

Resumo

Neste estudo foi feita uma caracterização de modelos sobre a Tectónica de Placas, de acordo com a sua tipologia e função, presentes em manuais de Geologia, do ensino secundário e do 1.o ciclo do ensino superior, utilizados em Portugal. Os resultados indicam que, quanto à tipologia, os manuais apresentam poucos elementos sobre História da Ciência. No entanto, a diversidade de modelos presente nos manuais, relativamente à sua função, deve facilitar o ensino e aprendizagem da Tectónica de Placas, numa perspetiva holística e construtivista, contribuindo significativamente para a melhoria do nível de literacia científica do aluno.

Palavras-chave: Modelos de ensino; Tipologia e função; Ensino secundário e superior.

Abstract

This study deals with the characterization of Plate Tectonics models according to their typology and function, from school textbooks of Geology used in secondary and higher education in Portugal. The results of a typological analysis suggest that all these textbooks contain few elements about History of Science. However, when their function is concerned, the diversity of models should facilitate the teaching and learning of Plate Tectonics in a holistic and constructivist perspective, being a significant contribute to improve the scientific literacy of the student. Keywords: Teaching models; Typology and function; Secondary and higher education.

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Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Suplemento