Ventos de Mudança no Ensino da Matemática em Portugal resultantes da explosão Científica no pós II Guerra Mundial

Elza Amaral, Sandra Ricardo, Elisete Correia, Ângela Macedo

Resumo


Resumo

Neste trabalho refletimos sobre o ensino da Matemática em torno da década de 60 em Portugal, focando aspetos que nos parecem fulcrais na reforma educativa levada a cabo nesse período. A explosão científica que ocorreu no pós-Segunda Guerra Mundial motivou uma procura crescente de resposta para as novas necessidades de ensino, considerado desajustado à nova realidade. Movimentos reformistas no ensino da Matemática despoletaram pelo mundo com encontros científicos onde se debateram as novas necessidades, e o sistema educativo foi sujeito a uma completa reestruturação. Também em Portugal, um pouco na cauda do que se passava lá fora, se viveram tempos de mudança no ensino da Matemática. Novas políticas educativas conduziram a reformas no sistema de ensino, destacando-se notavelmente as impulsionadas pela excelência pedagógica de Sebastião e Silva. Surgiu assim a dita “Matemática Moderna”.

Palavras-chave: Matemática; Ensino; História; Reformas.

Abstract

In this work we reflect upon the teaching of Mathematics around the sixties in Portugal, focusing on aspects that, to us, present a key role in the educational reform carried out during this period. The scientific explosion that occurred in the post-Second World War led to an increasing demand to fulfil the new educational needs, as they were maladjusted to the new reality. Reformist movements in the teaching of Mathematics took place around the world. Scientific meetings emerged to discuss the new educational needs and the educational system suffered complete restructuring. Even though Portugal was a little on the foot of what happened in other countries, times of change in teaching Mathematics also occurred. New educational policies led to reforms in the educational system, driven by the pedagogical excellence of Sebastião e Silva. “Modern Mathematics” was born.

Keywords: Mathematics; Teaching; History; Reforms.


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DOI: https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp811-822