História da ciência e ensino: análise do seu uso e incentivo à utilização

Autores

  • Deividi Marcio Marques Instituto de Química Universidade Federal de Uberlândia
  • Gustavo Santana de Oliveira PPGECM UFU

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp420-434

Resumo

Resumo

Analisando o atual contexto educacional, em que o ensino muitas vezes é questionado, o presente trabalho propõem-se a entender melhor esse contexto e como ocorre a aplicação de conteúdos que abordam assuntos relativos à História da Ciência por professores do ensino médio, além de analisar as fontes que os professores utilizam ao buscar informações sobre o assunto. Para atingir tal objetivo, contou-se com a colaboração de dois professores, que, espontaneamente, por meio de entrevista e observação das suas aulas, forneceram dados para se estimar um panorama sobre a utilização e o conhecimento da HC por parte dos discentes selecionados. Esses dados foram posteriormente analisados e interpretados, sendo completados com a análise e posterior categorização de alguns pontos cruciais do material didático utilizado pelos professores. Como resultado, conseguiu-se diagnosticar uma carência de informações e modelos de como a História da Ciência pode ser aplicada no ensino médio por parte dos nossos professores colaboradores.

Palavras-chave: História da Ciência; Ensino de Química, Modelos atômicos.

Abstract

Analyzing the current educational context, in which teaching is often questioned, the present work proposes to better understand this context and how the application of contents that deal with subjects related to the History of Science by high school teachers occurs, besides analyzing the sources that teachers use when seeking information about the subject. In order to reach this objective, two teachers were collaborated, who spontaneously, through interview and observation of their classes, provided data to estimate a panorama about the use and knowledge of HC by the selected students. These data were later analyzed and interpreted, being complemented with the analysis and later categorization of some crucial points of the didactic material used by the teachers. As a result, we have been able to diagnose a lack of information and models of how the History of Science can be applied in high school by our collaborating teachers.

Keywords: History of Science, Chemistry Teaching, Atomic models.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Suplemento