Um Estudo Preliminar do Tratado L’vsage du Compas de Proporcion (1631) do Francês Didier Henrion.

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DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2021v24p52-64

Resumo

Resumo

Diversos tratados do século XVI e XVII foram importantes para o desenvolvimento da Matemática. Dentre eles, o tratado francês L’Vsage du Compas de Proportion (1631) que teve sua importância visto que exemplifica a valorização dos conhecimentos das artes manuais, ou seja, das matemáticas práticas, que at’é o século anterior, não eram valorizadas por partes dos estudiosos teóricos. Desta forma, este artigo tem o intuito de realizar um estudo preliminar deste tratado, tendo como finalidade conhecer o contexto de elaboração das ideias que envolvem a nova concepção de Geometria e Aritmética, que não são mais as ciências que estudam a grandeza e número respectivamente de forma separadas, evidenciando que o número pode ser linhas, planos e superfícies. Para isso, foi utilizada a metodologia qualitativa de cunho documental a partir da versão de 1631 impressa para L’Autheur na quarta edição e tendo a primeira edição publicada em 1618. L’Vsage du Compas de Proportion (1631) é a última versão publicada por Dedier Henrion (1580 - 1632), tendo outras publicadas após sua morte. No primeiro olhar sobre o texto, percebe-se que apresenta um instrumento denominado Compas de Proportion, no qual o autor apresenta a fabricação e o uso, além das linhas polygones, corpos in scriptibles, d’esgalité, metalique, tangentes que o instrumento contém. O instrumento contido no tratado apresenta, em uma primeira instância, possíveis potencialidades didáticas atreladas ao ensino de Geometria e Aritmética para a construção de interface entre história e ensino de matemática, em particular para a formação do professor de Matemática.

Palavra-chaves: História da Matemática. Fontes históricas. Instrumentos Históricos Matemáticos.

Abstract

Several treatises from the 16th and 17th century were important for the development of mathematics, among them the French treatise L'Vsage du Compas de Proportion (1631), which had its importance as it exemplifies the valorization of the knowledge of the manual arts, that is, of the practical mathematics that until the previous century were not valued by theoretical scholars. Thus, this article aims to carry out a preliminary study of this treatise, with the purpose of knowing the context of elaboration of ideas that involves the new conception of geometry and arithmetic, which is no longer the sciences that study the magnitude and number respectively of separated, showing that the number can be lines, planes, surfaces. For this, a qualitative documentary methodology was used, based on the 1631 version printed for L'Autheur in the fourth edition and the first edition published in 1618. L'Vsage du Compas de Proportion (1631) is the last version published by Dedier Henrion ( ~1580 - 1632), with others published after his death. In the first look at the text, it is clear that it presents an instrument called Compas de Proportion in which the author presents the manufacture and use, in addition to the polygones lines, bodies in scriptibles, d’esgalité, metalique, tangents that the instrument contains. The instrument contained in the treatise presents, in a first instance, possible didactic potentials linked to the teaching of geometry and arithmetic for the construction of an interface between history and teaching of mathematics, in particular for the formation of the mathematics teacher.

Keywords: History of Mathematics. Historical sources. Historical Mathematical Instruments.

Biografia do Autor

Thalya Cristiny de Sousa Masseno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestranda do Programa de pós-graduação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: a importância do laboratório, formação de professores, material manipulável, laboratório de matemática, Educação Matemática e História da Matemática. Participa como membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM).

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é coordenadora de curso de matemática da Universidade Aberta do Brasil, Coordenadora do Laboratório de Matemática e Ensino da UECE, professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática.

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Publicado

2021-12-26

Edição

Seção

Tópicos de História da Ciência